Fazer
Mercados em Maputo – há muitos mercados informais por toda a cidade, mas o Mercado Central de Maputo é um dos melhores locais para compras para souvenirs, tanto comestíveis quanto artesanais. Melhor caju, esculturas e capulanas (pano tradicional usado como uma saia de estilo sarongue, vestido ou portador de bebê). O mercado mais famoso de Maputo é o mercado de peixe. Embora o nome seja autoexplicativo para o que esperar encontrar, não chega a ser exactamente isso. Escolha o seu peixe e leve-o para um dos restaurantes do lado de fora, que vão se apressar em preparar um jantar de peixe que não irá esquecer.
Passeio a pé por Maputo – Um passeio a pé por Maputo não é apenas uma visão local, mas a melhor maneira de ter uma ideia da cidade, uma sensação da vida real de Maputo e de se certificar de que conheça o que esteja a ver.
Passeio pela ilha em Maputo. Ilha de Inhaca – as ilhas e praias de Moçambique mais ao norte estão entre alguns dos mais bonitos e mais abundantes pontos de mergulho e praias do continente, mas pode desfrutar um pouco da costa de Maputo. Ilha de Inhaca é uma viagem de 2,5 horas de barco de travessia, mas vale a pena (às vezes) passar por essa travessia difícil. Disfrutar da praia, mergulhar e explorar e depois voltar a Maputo no período da tarde.
Dia de Praia em Maputo. A cidade de Maputo (ao longo da Avenida Marginal) tem vasta extensão de praia para curtir, apreciar ou caminhar, o melhor lugar para passar o dia de praia é um pouco fora da cidade. Apenas 15km a norte de Maputo, a península de Macaneta é uma longa extensão de areia, Oceano Índico quente e um óptimo dia para passar fora da cidade.
Piquenique em Maputo. Jardim Tunduru, na baixa da cidade de Maputo, tem mais de cem anos. Este jardim botânico é muito fascinante, um bom lugar para uma pausa da cidade agitada, certifique-se de ver a estátua de Samora Machel do lado de fora do Jardim. Alternativamente, vá ao Jardim dos Professores depois de uma visita ao Museu da História Natural.